PLANOS, AÇÕES E POLÍTICAS ESTRATÉGICAS
EIXO: VALORIZAÇÃO DO MEIO AMBIENTE
MA-01: Adequação e Fortalecimento dos Instrumentos de Gestão das Unidades de Conservação
MA-01.01: Orientar e estimular elaboração e implementação de Zoneamentos e Planos de Manejo nas Unidades de Conservação que ainda não possuem estes instrumentos;
MA-01.02: Estimular e dar suporte, junto ao INEMA e aos conselhos instituídos, à revisão dos zoneamentos e planos de manejo das Unidades de Conservação;
MA-01.03: Estimular e fornecer suporte técnico a partir da Entidade Metropolitana para revisões dos Planos Diretores de acordo com diretrizes dos Planos de Manejo e PDUI;
MA-01.04: Reunir e adequar normas existente, esclarecendo os temas que transversam em suas instâncias, evitando conflitos e facilitando aderências;
MA-01.05: A partir do Macrozoneamento do PDUI, estabelecido o território das Unidades de Conservação de alcance interfederativo como FPIC, reforçar a competência do planejamento ambiental ao Plano de Manejo, como instrumento regional.
MA-02: Ampliação do alcance da gestão ambiental sobre o território metropolitano
MA-02.01: Instituir de acordo com definição do PDUI a Unidade de Conservação da APA da Represa de Santa Helena, desenvolvendo em seguida seu Zoneamento e Plano de Manejo;
MA-02.02: Ampliação da APA do rio Capivara, abrangendo território da sua bacia hidrográfica de acordo com mapeamento de Territórios de Proteção Ambiental com Abrangências Regionais;
MA-02.03: Estimular e dar suporte, junto ao INEMA e aos conselhos quando instituídos, à reativação de mecanismos de gestão e controle das UCs Municipais na RMS;
MA-02.04: Estímulo, desenvolvimento e execução de projetos de recuperação ambiental em zonas de preservação permanente e áreas de maior sensibilidade ambiental nos territórios de proteção ambiental.
MA-03: Orientar a criação, a partir de planos diretores e planos urbanísticos, de corredores ecológicos que conectem Territórios de Proteção Ambiental dentro das Zonas de Corredores Ecológicos estabelecidas pelo zoneamento do PDUI
MA-04: Projeto Conhecer e Conservar: Educação ambiental focada em comunidades nos territórios das UCs da RMS.
MA-05: Informação e Preservação: Reforço e criação de novos programas de monitoramento e controle ambiental nas UCs
MA-05.01: Promover e fornecer apoio técnico para ampliação da rede de monitoramento da qualidade do ar;
MA-05.02: Promover e fornecer apoio técnico para ampliação da rede de monitoramento da qualidade das águas;
MA-05.03: Revisão frequente de mapas de cobertura vegetal de restingas, florestas ombrófilas e manguezais;
MA-05.04: Revisão e compatibilização de bases cartográficas de PDUI, planos de manejo e planos diretores;
MA-05.05: Unificação das bases e sistemas de georreferenciamento das Unidades de Conservação com o PDUI;
MA-05.06: Incorporação de RPPNs ao sistema de gestão e monitoramento territorial do PDUI.
MA-06: Controle e monitoramento de ocupações em áreas ambientalmente sensíveis
MA-06.01: Conduzir, no Plano de Saneamento Regional, priorização de ações em ocupações sobre áreas de sensibilidade ambiental dos Territórios de Proteção Ambiental definidos pelo PDUI (esgotamento sanitário e destinação adequada de resíduos sólidos);
MA-06.02: Estabelecer ZEIS e criar projetos de requalificação habitacional, urbana e de saneamento especialmente voltados à ocupações sobre em áreas de preservação permanente dos Territórios de Proteção Ambiental definidos pelo PDUI;
MA-06.03: Apoiar a elaboração e implementação de planos de controle, monitoramento e contingência em áreas próximas à barragens;
MA-06.04: Criar projetos de requalificação habitacional, urbana e de saneamento especialmente voltados à ocupações sobre manguezais na Baía de Todos os Santos e aumentar o controle sobre a expansão urbana nessas áreas.
MA-07: Apoiar e dar suporte técnico, junto à prefeitura e empresas petroquímicas que operam na região, para relocação de habitações sobre áreas de contaminação química em solo e materiais construtivos que oferecem riscos à vida de moradores de Madre de Deus
MA-08: Berços da Vida Marinha: Promover projetos de recuperação de manguezais a partir de replantio de espécies replantio de espécies como Rhizophora mangle e Laguncularia racemosa na Baía de Todos os Santos
MA-09: Estimular e dar apoio técnico ao desenvolvimento e implementação de Planos de Bacia da RMS de forma integrada ao PDUI, aos Planos de Manejo, Planos Diretores e Zoneamentos de APMs
MA-10: Estimular e dar apoio técnico ao desenvolvimento e implementação dos Zoneamentos das APMs de forma integrada ao PDUI e aos Planos de Manejo das UCs
MA-11: Programa de Conservação das Águas Subterrâneas
MA-11.01: Apoiar estudos e ações que possam delimitar e zonear, a partir de análises hidrogeológicas, a Área de Proteção dos Mananciais do Aquífero da Bacia Sedimentar do Recôncavo;
MA-11.02: Junto às prefeituras, operadoras de saneamento e associações de empresas do setor industrial, desenvolver projetos, planos e políticas de investimentos em monitoramento, gestão e controle dos mananciais subterrâneos no Polo Industrial de Camaçari;
MA-11.03: Estimular e fornecer apoio técnico para desenvolvimento e implementação de zoneamento e plano de gestão de águas subterrâneas e superficiais, direcionando-as em suas diferentes qualidades para diferentes fins e orientando áreas de exaustão por explotação.
MA-12: Criação de Parques Urbanos de Controle Hídrico
MA-12.01: Estimular e fornecer apoio técnico para Prefeitura de Pojuca, visando desenvolvimento de projeto e implantação de parque urbano, se possível, dotado de bacia de detenção para melhor controle de poluição hídrica no Rio Pojuca, conforme orientação do Partido Urbanístico;
MA-12.02: Estimular e fornecer apoio técnico para prefeituras de Candeias, Camaçari e Simões Filho, visando desenvolvimento de projeto e implantação de parques urbanos, se possível, dotados de bacia de detenção para melhor controle de poluição hídrica no Rio Joanes, conforme orientação do Partido Urbanístico;
MA-12.03: Estimular e fornecer apoio técnico para prefeituras de São Sebastião do Passé, Mata de São João e Dias D’ávila, visando desenvolvimento de projeto e implantação de parques urbanos, se possível, dotados de bacia de detenção para melhor controle de poluição hídrica na bacia do Rio Jacuípe, incluindo a Represa Santa Helena, conforme orientação do Partido Urbanístico;
MA-12.04: Estimular e fornecer apoio técnico para prefeituras de Salvador e Simões Filho, visando desenvolvimento de projeto e implantação de parque urbano, se possível, dotado de bacia de detenção para melhor controle de poluição hídrica no Rio Ipitanga, conforme orientação do Partido Urbanístico.
EIXO: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL
EC-01: Programa de Fortalecimento da Produção Agrícola na RMS
EC-01.01: Estimular e apoiar tecnicamente o desenvolvimento de políticas de fortalecimento econômico das comunidades tradicionais a partir da incorporação da sua produção em estratégias de economia regional (turismo, agricultura familiar, etc);
EC-01.02: Estimular e apoiar tecnicamente o desenvolvimento de políticas de incentivo à produção agrícola na RMS, em especial o pequeno produtor;
EC-01.03: Estimular e apoiar tecnicamente o desenvolvimento de políticas de incentivo à agricultura orgânica na RMS;
EC-01.04: Estimular e apoiar tecnicamente o desenvolvimento de planos e projetos de estruturação logística voltada à cadeia agrícola local;
EC-01.05: Políticas de estímulo à instalação de indústrias de beneficiamento de produtos agrícolas na RMS;
EC-01.06: Ampliação da assistência técnica e extensão rural na RMS;
EC-01.07: Implantação de agroindústrias familiares para beneficiamento da produção na RMS;
EC-01.08: Estímulo à cultura do dendê e beneficiamento de azeite e outros subprodutos na RMS;
EC-01.09: Criação de um Parque Agroecológico metropolitano na antiga fábrica da CCC, em Candeias;
EC-01.10: Implantação da Fábrica Escola no setor da agroenergia (produção de óleos vegetais de Dendê, mamona, sementes maracujá e outros) em planta já existente no IFBA, Simões Filho;
EC-01.11: Implantação de Armazém Metropolitano para comercialização de produtos agrícolas de pequenos produtores, incrementando a agricultura e o turismo regional;
EC-01.12: Implantação de 2 abatedouros públicos de alcance regional – um para aves e outro para animais de médio porte, devidamente regulamentados e dotados de instalações e aparelhagem para o aproveitamento completo e perfeito de todas as matérias-primas e preparo dos subprodutos não comestíveis.
EC-02: Desenvolver, estimular e apoiar a implantação de empresas alimentícias na região em observância às condições de uso sustentável dos recursos hídricos.
EC-03: Programa de Desenvolvimento do Turismo Náutico e Cultural
EC-03.01: Estímulo e captação de negócios privados e investimentos públicos voltados ao incremento e melhoria de equipamentos e serviços náuticos da BTS de acordo com Plano Urbanístico;
EC-03.02: Estímulo e apoio ao desenvolvimento de projetos e políticas de preservação da cultura e da história da região;
EC-03.03: Desenvolvimento e apoio de políticas e campanhas de fomento e desenvolvimento de atividades náuticas na cultura da RMS, fortalecendo a aderência da comunidade local à cadeia do Turismo Náutico e Cultural e recuperando práticas tradicionais na região;
EC-03.04: Estímulo a apoio técnico ao desenvolvimento de estudos de viabilidade e projeto de implantação do empreendimento Porto Marina Arembepe como instrumento de integração dos vetores turísticos da BTS com o Litoral Norte, além de fomentar a economia do mar na face atlântica da RMS, desenvolvendo a pesca, o comércio e os serviços especializados do setor.
EC-04: Programa de Desenvolvimento Turístico na RMS
EC-04.01: Ampliação e criação de novos programas de qualificação do trade turístico;
EC-04.02: Estímulo ao engajamento de prestadores de serviços das ACTs no CADASTUR;
EC-04.03: Oportunizar a cooperação entre os produtores, fornecedores e financiadores das cadeias potenciais relacionadas ao turismo a partir de Agência de Desenvolvimento Metropolitano;
EC-04.04: Estímulo e apoio à integração de ofertas de pacotes turísticos, passeios e roteiros entre as Zonas Turísticas da BTS e Costa dos Coqueiros.
EC-05: Programa de Desenvolvimento Industrial RMS
EC-05.01: Fomentar a infraestrutura educacional e tecnológica da Bahia para atender às demandas petroquímicas por P&D&I em química verde e otimização de processos industriais;
EC-05.02: Apoiar projetos e políticas de atração de investimentos na polimerização e nos demais elos da cadeia têxtil, considerando a articulação com as cadeias de fibras naturais e de celulose solúvel para viscose;
EC-05.03: Apoiar projetos e políticas de fomento a instalação de unidades de fabricação de moldes e ferramentaria para a indústria de plástico com apoio do Senai/Cimatec nas áreas de projetos e serviços tecnológicos;
EC-05.04: Realizar parceria com entidades como SEBRAE com o intuito de estimular a capacitação de empresários, empreendedores, trabalhadores e comunidade em geral para atividades da cadeia industrial;
EC-05.05: Fomentar a cadeia de produção de mineração e transformação mineral, em especial relacionada à indústria ceramista e materiais de construção civil.
EC-06: Programa de Desenvolvimento da Cadeia de Petróleo e Gás na RMS
EC-06.01: Estímulo e apoio ao incremento da exploração e produção em terra de petróleo e especialmente de gás natural, com a eficiência crescente e pluralidade de operadores e prestadores de bens e serviços;
EC-06.02: Estímulo e apoio ao incremento e modernização do Setor Petroquímico, desdobrando a cadeia e focando a descomoditização, especialmente voltado à terceira geração, no ramo têxtil e acrílico;
EC-06.03: Estímulo e apoio ao desenvolvimento de ações e políticas de incentivo à maior interação operacional entre a RLAM e a central de matérias primas.
EC-07: Programa de Desenvolvimento da Cadeia Logística
EC-07.01: A partir das Zonas de Apoio e Serviços Logísticos e Industriais (ZIR-ASL) e Zonas de Uso Portuário (ZIR-POR) instituídas, estimular a criação de retroáreas no CIA, reduzindo custos de armazenagem, tempo de operação e conflitos de fluxos, aumentando a competitividade do setor;
EC-07.02: Formar uma rede de serviços de logística a partir das Zonas de Apoio e Serviços Logísticos e Industriais (ZIR-ASL) e Zonas de Uso Portuário (ZIR-POR), envolvendo espaços aduanados e não aduanados articulados competitivamente com o mercado exterior;
EC-07.03: Em consonância com estratégias de mobilidade, estimular a concentração de equipamentos logísticos nas Zonas de Apoio e Serviços Logísticos e Industriais (ZIR-ASL), integrando o desenvolvimento portuário, a implantação de estruturas intermodais de transportes de carga e a modernização das infraestruturas de transporte e das rodovias.
EC-07.04: Estímulo e apoio técnico à reestruturação da Zona de Uso Portuário (ZIR-POR) com o objetivo de atrair novos investimentos, retomando o desenvolvimento do setor e o desenvolvimento da região, reestabelecendo empregos e oportunidades de negócios desmobilizados com a saída da FORD, a venda da Petrobrás e a falência da GDK.
EIXO: RECONFIGURAÇÃO TERRITORIAL DA RMS
US-01: Programa de Equilíbrio Metropolitano
US-01.01: Desenvolvimento de políticas de estímulo à criação de subcentros de abrangência regional em ambientes urbanos já vocacionados a partir da atração de empresas de comércio e serviços, conforme definido pelas Zonas de Centralidades Metropolitanas (ZIR-CME);
US-01.02: Apoio técnico e estímulo ao desenvolvimento de planos urbanísticos para requalificação das Zonas de Centralidades Metropolitanas (ZIR-CME);
US-01.03: Políticas de atração de empreendimentos de comércio e serviços e equipamentos institucionais nas ZIR-CME;
US-01.04: Apoio técnico e estímulo à definição e implementação de zonas de centralidade local nos planos diretores municipais a partir de indicações do Partido Urbanístico metropolitano;
US-01.05: Estímulo ao desenvolvimento de planos urbanísticos para requalificação de centralidades locais.
US-02: Fortalecimento econômico das Macrozonas de Atividades Econômicas de Desempenho Regional de forma sustentada e organizada
US-02.01: Apoio técnico para a compatibilização do zoneamento municipal nos Planos Diretores a partir das zonas de interesse regional do PDUI, garantindo o ordenamento dos Parques Industriais, incluindo as suas zonas portuárias;
US-02.02: A partir do zoneamento das Macrozonas de Atividades Econômicas de Desempenho Regional, atuar, estimulando e orientando os municípios na gestão do uso do solo e direcionamento adequado de investimentos públicos e privados, valendo-se, inclusive, de políticas de incentivo para garantir o ordenamento e fortalecimento dos Parques Industriais da RMS, enquanto FPICs;
US-02.03: Redefinição do Anel Florestal do Polo Industrial de Camaçari de acordo com situação atual das ocupações industriais e urbanas; garantia do plantio de florestas e ampliação do controle sobre a expansão irregular no seu território;
US-02.04: Estímulo e apoio técnico ao desenvolvimento e implementação de instrumento e entidade de gestão territorial de FPICs de uso do solo industrial, portuário, logística e transportes de produtos perigosos sobre bases dos já elaborados Planos do PIC e do CIA, considerando o PDUI e ampliando a abrangência para a Macrozona de Atividades Econômicas de Desempenho Regional (MAE) de Mataripe;
US-02.05: Orientar a partir de diretrizes do PDUI ações de sinalização, instalação de estruturas de proteção e segurança ou relocação (quando for o caso) de habitações lindeiras à estruturas de transporte de cargas perigosas, ampliando o controle sobre a expansão destas ocupações;
US-02.06: Estimular e apoiar tecnicamente, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia o mapeamento e plano de reaproveitamento de plantas e estruturas industriais abandonadas ou subutilizadas nas MCIs;
US-02.07: Estimular e apoiar tecnicamente, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, o desenvolvimento de políticas e ações para aproveitamento da estrutura instalada da indústria automobilística visando a atração de novas montadoras e indústrias de equipamentos agrícolas;
US-02.08: A partir de Planos de Desenvolvimento dos parques industriais, estimular a elaboração de projetos e implantação de infraestrutura incremental nas áreas industriais da RMS, modernizando o setor, aumentando a competitividade e diminuindo os impactos ao meio ambiente;
US-02.09: Estimular, junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, projetos e ações para a ampliação de bases, estrutura e atuação da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Polo Industrial – CIPE;
US-02.10: Estimular e dar apoio técnico para integração de dados georreferenciados de segurança pública com sistema de gestão do PDUI-RMS.
US-03: De acordo com o Partido Urbanístico Regional, estimular e promover a redução da área portuária de Salvador, através da transferência de operações e equipamentos para o Porto de Aratu, de modo a possibilitar maior integração do Centro Histórico com o turismo e a paisagem marítima e reduzir os impactos da circulação de cargas em vias e centros urbanos
US-04: Programa de revitalização do tecido urbano e redução do processo de desurbanização na RMS
US-04.01: Políticas e ações que promovam a regularização de condomínios e loteamentos, de acordo com o que determina a Lei Federal nº 6766/1979 e as leis que a alteram;
US-04.02: Estímulo e orientação técnica a planos e projetos urbanísticos que integrem usos, promovendo ambientes urbanos mais vivos e dinâmicos;
US-04.03: Estímulo e orientação técnica ao desenvolvimento de planos diretores e leis de uso do solo que limitem a implantação de empreendimentos de grande extensão territorial com tipologia de uso restrita e descontinuidade urbana;
US-04.04: Estímulo e orientação ao desenvolvimento de planos urbanísticos que integram ambientes de orla na Ilha de Itaparica e no Litoral Norte, melhorando a urbanidade e integração, com cuidados importantes ao aumento de fluxo de automóveis e à descaracterização das localidades envolvidas.
US-05: Políticas de Desenvolvimento, Gerenciamento e Controle Territorial Litorâneo na RMS
US-05.01: Estímulo, orientação e condução de Planos Municipais de Gerenciamento Costeiro, de acordo com o que determina a Lei Federal nº 7.661/88;
US-05.02: Estímulo, orientação e condução do desenvolvimento e implementação de Zoneamentos Ecológicos Econômicos Costeiros em territórios não cobertos pelos zoneamentos das Unidades de Conservação;
US-05.03: Estímulo, orientação e condução da implementação do Programa Nacional para Conservação da Linha de Costa- PROCOSTA no Litoral Norte.
EIXO: DESENVOLVIMENTO POLÍTICO E INSTITUCIONAL
PI-01: Instrumentalização e Reforço da Capacidade de Gestão da Entidade Metropolitana
PI-01.01: Fortalecer a Entidade Metropolitana e articular a partir dela a capacidade de gestão e planejamento interfederativo, junto aos municípios integrantes da RMS;
PI-01.02: Promover arranjos institucionais possibilitando maior eficiência de ações e implementações de políticas planejadas de forma interfederativa, incluindo o reforço dos consórcios públicos existentes e constituição de novos;
PI-01.03: Estimular e apoiar políticas públicas de alcance interfederativo para o desenvolvimento integrado da RMS;
PI-01.04: Estimular e promover a cooperação entre os municípios a partir do reforço à compreensão da Região Metropolitana como um território de desenvolvimento mútuo;
PI-01.05: Implementar modelo de gestão desenvolvido pelo PDUI de modo a garantir maior equilíbrio na participação das decisões municipais sobre FPICs;
PI-01.06: Promover campanhas de motivação de sentimento de pertença metropolitano, construindo princípios de cidadania baseados no interesse político pelo desenvolvimento mútuo da região.
PI-02: Criação e Fortalecimento da Agência Metropolitana de Desenvolvimento
PI-02.01: Compor e estimular a expansão gradual de recursos do Fundo Metropolitano de Desenvolvimento para financiar os investimentos em FPICs definidos nas estratégias do PDUI;
PI-02.02: Seleção de novas fontes de recursos para o financiamento do Transporte Público Metropolitano;
PI-02.03: Promover parcerias público privadas para incorporação de empreendimentos de interesse metropolitano;
PI-02.04: Promover parcerias com cooperativas, organizações, entre outras organismos nacionais ou internacionais, públicos ou privados, para o desenvolvimento e execução de projetos de alcance metropolitano;
PI-02.05: Estimular e promover a ampliação da participação da sociedade civil organizada no planejamento metropolitano;
PI-02.06: Estímulo ao desenvolvimento de políticas de aumento da capacidade de interlocução e articulação para a atração de investimentos para o estado e efetivo engajamento da Bahia nas negociações de políticas estaduais e nacionais voltadas à petroquímica;
PI-02.07: Atuar de forma integrada nas negociações de terras públicas em territórios ou destinação de empreendimentos que se constituam como FPICs, envolvendo empresas interessadas, estado e municípios;
PI-02.08: Orientar, estimular e conduzir revisões dos Planos Diretores de acordo com diretrizes do PDUI.
PI-03: Implementação e manutenção do Sistema de Gestão Metropolitana
PI-03.01: Desenvolver, implementar e atualizar frequentemente o Sistema de Gestão Metropolitana, integrando os conflitos e sinergias identificados, o controle dos indicadores e seus cenários;
PI-03.02: Capacitar técnicos da Agência Metropolitana para uso e alimentação de dados do Sistema de Gestão Metropolitana;
PI-03.03: Criar sistema integrado de ouvidoria e comunicação social para interação com os cidadãos – sugestões, reclamações, participação em projetos, etc;
PI-03.04: Criar sistema integrado de avaliação da satisfação dos cidadãos para melhorar leitura sobre indicadores qualitativos do Sistema de Gestão Metropolitana.
PI-04: Desenvolver, implementar e atualizar frequentemente o Sistema de Informações Georreferenciadas (SIG) Metropolitano, a ser disponibilizado em plataforma WEB para acesso público às informações geográficas da RMS
PI-04.01: Integrar instrumentos de gestão das Unidades de Conservação que compõem os Territórios de Proteção Ambiental com Abrangências Regionais do PDUI ao SIG Metropolitano;
PI-04.02: Integrar instrumentos de gestão das APMs da RMS ao SIG Metropolitano;
PI-04.03: Integrar planos diretores municipais ao SIG Metropolitano.
PI-05: Promover e fornecer apoio técnico para o desenvolvimento de planos setoriais regionais
PI-05.01: Promover e fornecer apoio técnico para o desenvolvimento do Plano de Saneamento Regional;
PI-05.02: Promover e fornecer apoio técnico para o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Regional;
PI-05.03: Promover e fornecer apoio técnico para o desenvolvimento do Plano de Habitação Regional.
PI-06: Promover e fornecer apoio técnico para o desenvolvimento de planos específicos das Macroáreas Estratégicas.
PI-06.01: Promover e fornecer apoio técnico para a revisão e implementação do planejamento integrado da Ilha de Itaparica em acordo com as diretrizes do PDUI-RMS.
PI-06.02: Promover e fornecer apoio técnico para a revisão e implementação do planejamento específico do CIA em acordo com as diretrizes do PDUI-RMS.
PI-06.03: Promover e fornecer apoio técnico para a revisão e implementação do planejamento específico do PIC em acordo com as diretrizes do PDUI-RMS.
PI-06.04: Promover e fornecer apoio técnico para a revisão e implementação do planejamento específico do Parque Industrial Mataripe em acordo com as diretrizes do PDUI-RMS.
EIXO: SANEAMENTO REGIONAL
SA-01: Planejar e fornecer apoio técnico para o desenvolvimento de sistemas de saneamento adequados na RMS, visando a proteção de mananciais hídricos de importância regional
SA-01.01: Concluir o Plano de Esgotamento Sanitário para a RMS (PES-RMS), em elaboração pela SIHS, em consonância com orientações do PDUI;
SA-01.02: Estimular e conduzir priorização de implantação de sistemas de esgotamento sanitário nas Macroáreas Estratégicas de Abastecimento Hídrico definidas pelo PDUI;
SA-01.03: Elaboração do projeto e execução de obras de implantação do SES da Sede Municipal de Pojuca, incluindo o sistema de coleta e transporte (redes coletoras, EEE, linhas de recalque) e tratamento (ETE);
SA-01.04: Execução de obras de adensamento (execução de ligações domiciliares) ao longo dos anos posteriores à implantação do SES de Pojuca para manutenção do índice de atendimento com o crescimento populacional;
SA-01.05: Execução das obras de implantação/ampliação SES de Simões Filho que já possui projeto elaborado;
SA-01.06: Elaboração de projetos e execução de obras para atender as localidades/Bairros em Simões Filho que ainda não possui projeto elaborados;
SA-01.07: Conclusão da elaboração do projeto e execução das obras do sistema de coleta e transporte de Dias D’Ávila e Camaçari e da ETE Norte, que irá atender os dois municípios;
SA-01.08: Execução das obras de complementação do SES Camaçari (contempla a implantação de redes coletoras, elevatórias e linhas de recalque);
SA-01.09: Execução de obras de adensamento (execução de ligações domiciliares) do SES de Simões Filho e de Camaçari ao longo dos anos para manutenção do índice de atendimento com o crescimento populacional;
SA-01.10: Elaboração do projeto de ampliação do SES de Candeias;
SA-01.11: Execução das obras de ampliação do SES de Candeias para atender os bairros que não são atendidos atualmente;
SA-01.12: Elaboração de projeto e execução das obras de implantação do SES de Caroba;
SA-01.13: Execução de obras de adensamento (execução de ligações domiciliares) do SES de Candeias e do SES Caroba ao longo dos anos para manutenção do índice de atendimento com o crescimento populacional;
SA-01.14: Elaboração de projeto executivo e execução das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Sede Municipal de São Sebastião do Passé;
SA-01.15: Elaboração de projeto e execução das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no distrito de Jacuípe (município de São Sebatsião do Passé);
SA-01.16: Elaboração de projeto e execução das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Sede de Mata de São João;
SA-01.17: Execução de obras de adensamento (execução de ligações domiciliares) do SES da sede de São Sebastião do Passé, do distrito de Jacuípe e da sede de Mata de São João ao longo dos anos para manutenção do índice de atendimento com o crescimento populacional;
SA-01.18: Conclusão das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Lauro de Freitas e integração ao SES Salvador, incluindo a duplicaçao da ECP Jaguaribe;
SA-01.19: Elaboração de projetos e execução de obras de ampliação do SES Salvador nas bacias de esgotamento sanitário localizadas dentro da bacia hidrográfica do Rio Ipitanga.
SA-02: Planejar e fornecer apoio técnico à execução de obra para o desenvolvimento de sistema de abastecimento de água adequado na Ilha de Itaparica visando, inclusive, cenários prospectivos a partir da implantação do SVO
SA-02.01: Estimular e Conduzir Priorização de Ações do PARMs segundo ações previstas de mitigação dos impactos previstos com a implantação do SVO e diretrizes do PDUI;
SA-02.02: Elaboração do projeto e execução de obras para ampliação do SIAA de Itaparica/ Vera Cruz (EEAB, AAB, ETA, reservação e distribuição);
SA-02.03: Elaboração do projeto e execução de obras para ampliação do Sistema Produtor do SIAA de Itaparica/ Vera Cruz (Captação no Rio Jaguaripe, EEAT, AAT e ETA);
SA-02.04: Execução de ações para redução e controle de perdas no SIAA Itaparica/Vera Cruz.
SA-03: Promoção de sistemas eficazes e amplos de destinação e disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos
SA-03.01: Promoção e apoio técnico para o desenvolvimento de Plano Regional de Residuos Sólidos para a RMS;
SA-03.02: Direcionar o desenvolvimento e implementação dos Zoneamento das APMs de modo a regulamentar a localização de aterros sanitários;
SA-03.03: Estimular e conduzir políticas de implementação da coleta seletiva de resíduos recicláveis e resíduos orgânicos em todos os municípios da RMS, para a promoção da reciclagem e compostagem dos resíduos, incluindo o fortalecimento de cooperativas de catadores de materiais recicláveis;
SA-03.04: Promoção e apoio técnico para elaboração de projeto executivo e execução das obras para implantação de um novo aterro sanitário convencional compartilhado para atender os municípios de Itaparica e Vera Cruz, conforme definido no Estudo de Concepção elaborado pela CONDER;
SA-03.05: Encerramento e remediação do aterro descaracterizado existente no município de Vera Cruz;
SA-03.06: Promoção e apoio técnico para elaboração de projeto executivo e execução das obras de ampliação do Aterro Sanitário Convencional existente no município de Camaçari, para passar a atender Camaçari, Dias D’Ávila, Mata de São João e Pojuca, conforme definido no Estudo de Concepção elaborado pela CONDER;
SA-03.07: Remediação do vazadouro desativado em Mata de São João;
SA-03.08: Remediação do aterro sanitário desativado de Ponta do Ferrolho;
SA-03.09: Elaboração de estudos para avaliação da possibilidade de ampliação do Aterro Metropolitano Centro (AMC), compartilhado entre os municípios de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho ou da necessidade de implantação de um novo aterro sanitário, para recebimento dos rejeitos gerados nos três municípios;
SA-03.10: Estimular e dar suporte para o fortalecimento da atuação do Consórcio interfederativo SOMAR, na gestão dos serviços de destinação e disposição final dos resíduos sólidos nos municípios de Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Candeias;
SA-03.11: Estimular e dar suporte para a criação de um Consórcio interfederativo para a gestão dos serviços de destinação e disposição final dos resíduos sólidos nos municípios de Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho;
SA-03.12: Estimular e dar suporte para a criação de um Consórcio interfederativo para a gestão dos serviços de destinação e disposição final dos resíduos sólidos nos municípios de Vera Cruz e Itaparica;
SA-03.13: Estimular e dar suporte para a criação de um Consórcio interfederativo para a gestão dos serviços de serviços de destinação e disposição final dos resíduos sólidos nos municípios de Camaçari, Mata de São João, Dias D’Ávila e Pojuca.
EIXO: MOBILIDADE NA REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR
SV-01: Promover e fornecer apoio técnico para o desenvolvimento de projetos e execução de Anéis de Contorno das Áreas Urbanas
SV-01.01: Estudo e apoio para implantação do anel viário de Camaçari;
SV-01.02: Estudo e apoio para implantação do anel viário de Simões Filho;
SV-01.03: Estudo e apoio para implantação do anel viário de São Sebastião do Passé;
SV-01.04: Estudo e apoio para implantação do anel viário de Mata de São João;
SV-01.05: Estudo e apoio para implantação do anel viário das localidades de Monte Gordo, Guarajuba e Itacimirim.
SV-02: Promover e fornecer apoio técnico para o desenvolvimento de estudos, projetos e execução das principais Ligações Estruturais da região
SV-02.01: Articulações urbanas da Ponte Salvador<>Itaparica (PSI), nos dois extremos;
SV-02.02: Implantação da variante da BA-001 na Ilha de Itaparica;
SV-02.03: Atualização do Projeto Básico da “Linha Viva”;
SV-02.04: Avaliação da conveniência de construção parcial da Linha Viva (a nordeste de Salvador);
SV-02.05: Ligação entre a BR-324 (Candeias) <> Mata de São João;
SV-02.06: Avaliação da ligação entre Biribeira e Cidade Santa (BA-512) com Monte Gordo (na BA-099);
SV-02.07: Promover e apoiar tecnicamente estudos para traçado alternativo de acesso a Madre de Deus, contornando áreas de adensamento urbano consolidado;
SV-02.08: Criação de nova via de ligação entre a BA-512 <> BA-093 em Dias D’Ávila e Mata de São João;
SV-02.09: Duplicação de via de ligação entre Mata de São João e São Sebastião do Passé;
SV-02.10: Criação de nova via de ligação entre a sede de Mata de São João e Monte Gordo.
SV-03: Elaborar estratégias de Manutenção Rodoviária
SV-03.01: Elaboração de políticas plurianuais de recuperação rodoviária;
SV-03.02: Promover e fornecer apoio técnico para o desenvolvimento de projeto e recuperação da ligação da BA-512 (torres eólicas da TORREBRAS) em Monte Gordo.
LO-01: Fomentar Macro Diretrizes para a Logística na RMS
LO-01.01: Avaliação e melhoria das articulações externas (nacionais e internacionais) da RMS;
LO-01.02: Estudo da capacidade de suporte e da necessidade de novos equipamentos logistícos na RMS;
LO-01.03: Estudo de matriz modal para a circulação de cargas, priorizando as ferrovias e a cabotagem;
LO-01.04: Promoção de estudos para circulação de cargas internas a RMS e para a “última milha” suave e sustentável.
LO-02: Promover e fornecer apoio técnico para o desenvolvimento de projetos e execução de estruturas e infraestrutura para a Circulação de Cargas na Região
LO-02.01: Implantação de Anéis Rodoviários nas cidades da RMS (Ver Proposta SV-01 do Sistema Viário);
LO-02.02: Criação de canais de tráfego articulados com os principais equipamentos e zonas Logísticas;
LO-02.03: Estímulo à modernização e ampliação do sistema de trilhos para incremento de eficácia logística na RMS;
LO-02.04: Criação de nova ligação ferroviária, ao norte de Mapele (porto de Aratu <> PIC);
LO-02.05: Integração intermodal dos parques industriais com os portos e ferrovias da RMS;
LO-02.06: Promover uma nova modelagem institucional do sistema ferroviário com o objetivo de sustentar a sua ampla utilização, a integração entre suas linhas e a operação de passageiros ao longo das infraestruturas existentes (ver TCs);
LO-02.07: Melhorias nos acessos viários dos Portos da BTS;
LO-02.08: Análise e complementação das infraestruturas de apoio à circulação de cargas.
LO-03: Desenvolver políticas e promover ações de mitigação dos impactos urbanos causados pelo trânsito de cargas industriais
LO-03.01: Apoio técnico e estímulo à Implantação de medidas de segurança viária nas vias urbanas;
LO-03.02: Definição de áreas urbanas impróprias para a circulação de cargas industriais;
LO-03.03: Sinalização das rotas adequadas para a circulação de cargas industriais.
LO-04: Regulamentar e consolidar uma Rede Metropolitana de Cargas
LO-04.01: Regulamentação e priorização das vias componentes da Rede Metropolitana de Carga;
LO-04.02: Regulamentação e priorização da Rede Metropolitana de Cargas Especiais;
LO-04.03: Regulamentação e priorização da Rede Metropolitana de Cargas Perigosas;
LO-04.04: Desenvolvimento de Mapa informativo e de Manual de Circulação de Cargas na RMS.
TC-01: Desenvolver políticas e promover ações de consolidação de uma Rede Metropolitana de Transporte Público Coletivo
TC-01.01: Formulação de uma rede metropolitana de transporte público coletivo, através do estabelecimento de mecanismos de governança que estimulem a elaboração do Plano Metropolitano de Mobilidade ou Plano Setorial de Mobilidade Regional;
TC-01.02: Ampliação da L1 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) até Simões Filho;
TC-01.03: Ampliação da L2 do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) até Portão, nos limites desse município;
TC-01.04: Expansão do subsistema de transporte público coletivo de média capacidade até Camaçari;
TC-01.05: Planejamento do transporte coletivo de Salvador de forma integrada ao terminal intermunicipal da Ilha de Itaparica, principalmente com a implantação da Ponte Salvador<> Itaparica e do Sistema Viário Oeste;
TC-01.06: Conexão do trem regional de passageiros com a rede metroviária em Simões Filho, facilitando o acesso à centralidade do Iguatemi;
TC-01.07: Implantação de serviço regular e/ou regularização dos serviços existentes de transporte público coletivo entre os municípios de Itaparica e Vera Cruz e extinção do transporte coletivo irregular.
TC-02: Estimular à integração modal, tanto nos aspectos físicos quanto tarifários
TC-02.01: Priorização da ampliação da intermodalidade dos meios de transporte, por meio da expansão das infraestruturas e da integração entre rodovias, ferrovias, hidrovias e ciclovias, qualificando a rede de transporte da RMS;
TC-02.02: Incremento da intermodalidade, envolvendo a utilização de bicicletas e assemelhados, promovendo uma adaptação dos variados veículos de transporte coletivo para acondicionarem adequadamente os veículos não-motorizados;
TC-02.03: Fomento de políticas e medidas de integração, física e tarifária, do transporte vertical como parte integrante da Rede Integrada de Transporte Público Coletivo;
TC-02.04: Implantação de Sistema Tarifário Integrado e Módico entre os sistemas de transporte público coletivo municipais e metropolitanos da RMS;
TC-02.05: Estudo de um sistema de transporte vertical nas cidades da RMS que necessitam este tipo de transporte.
TC-03: Estruturar políticas de estímulo à implantação e ao uso do transporte coletivo e desestímulo à utilização do transporte individual motorizado
TC-03.01: Estímulo à construção de estacionamentos conveniados ao metrô, VLT’s, ferrovias, ônibus e vias náuticas, próximos aos terminais e estações destes modais de transporte;
TC-03.02: Adequação da legislação urbanística para reservar as áreas de expansão do sistema de transporte público coletivo na RMS;
TC-03.03: Promoção da integração e da expansão da Rede Integrada de Transporte nos contratos de concessão de serviços de transporte;
TC-03.04: Promoção e garantia da equidade da contabilidade social entre os modais de transporte.
TC-04: Desenvolver políticas e promover ações para estruturação dos Corredores Metropolitanos de Transporte Público Coletivo
TC-04.01: Formulação de proposta de rede de corredores de transporte público coletivo sobre o sistema viário metropolitano, que esteja de comum acordo entre as diversas municipalidades da RMS, a ser contemplada no plano de mobilidade da RMS;
TC-04.02: Criação de um padrão metropolitano no desenvolvimento de projetos de infraestrutura, contemplando terminais, paradas e características da frota;
TC-04.03: Fomento para criação de uma frota de veículos operada através de “energia limpa”.
TC-05: Desenvolver políticas e promover ações para melhorar o controle da qualidade dos Serviços Metropolitanos de Transporte Público Coletivo
TC-05.01: Estimular a implementação de um Sistema de Informações do Transporte Público Coletivo Metropolitano para utilização tanto pelas Prefeituras Municipais, por meio de logins e senhas específicas, quanto para consulta da população sobre as empresas, linhas, itinerários e horários;
TC-05.02: Fiscalização regular dos serviços de transporte existentes, para assegurar o cumprimento e a qualidade do serviço;
TC-05.03: Capacitação dos operadores de serviços;
TC-05.04: Realização, periodicamente, de Pesquisa de Satisfação do Usuário do Transporte Público Coletivo Metropolitano.
TC-06: Desenvolver políticas e promover ações para estruturar o Sistema de Transporte Náutico entre Salvador e os demais municípios da BTS
TC-06.01: Estimular a Ampliação do uso do modal náutico para desafogar a mobilidade da metrópole, incentivando também o turismo;
TC-06.02: Estimular a implementação de políticas de estímulo ao desenvolvimento e aprimoramento das cooperativas que operam o transporte náutico;
TC-06.03: Melhoria dos equipamentos náuticos e das embarcações;
TC-06.04: Capacitação dos operadores de serviços;
TC-06.05: Estimular e fornecer apoio técnico para ampliação dos investimentos na melhoria dos equipamentos e serviços náuticos da BTS;
TC-06.06: Fiscalização dos serviços de transporte existentes para assegurar o cumprimento e a qualidade do serviço.
TC-07: Desenvolver políticas e promover ações para adequar a Rede do Subsistema sobre Trilhos para Transporte de Passageiros
TC-07.01: Estimular e fornecer apoio técnico para ampliação do uso e revitalização do modal ferroviário para desafogar a mobilidade da metrópole;
TC-07.02: Estimular e apoiar a revisão e/ou negociação dos contratos de concessão das linhas sobre os trilhos;
TC-07.03: Reestruturação e modernização das infraestruturas e equipamentos ferroviários;
TC-07.04: Adequação da rede de trilhos ao convívio com o meio urbano, em especial no aspecto da segurança;
TC-07.05: Estimular a integração da rede ferroviária ao VLT (Monotrilho) e ao Metrô de Salvador/Lauro de Freitas;
TC-07.06: Estimular a integração da rede de trilhos ao subsistema rodoviário de passageiros;
TC-07.07: Propor e apoiar a adequação da legislação urbana para reservar áreas de expansão do subsistema ferroviário.
TC-08: Desenvolver políticas e promover ações para regulamentar o Transporte Intermunicipal de Fretamento
TC-08.01: Regulamentação dos pontos de parada nos principais corredores viários;
TC-08.02: Cadastramento dos veículos autorizados para Transporte Fretado (industriais, escolares e os assemelhados).
TA-01: Fomentar a prática do Transporte Ativo – Bicicletas
TA-01.01: Estudo para concepção de uma rede cicloviária estruturante intermunicipal – Ilha de Itaparica;
TA-01.02: Estudo para concepção de uma rede cicloviária estruturante intermunicipal – Madre de Deus/Candeias;
TA-01.03: Consolidação do Projeto Rota de Ciclismo Salvador/Aracaju (Codevasf);
TA-01.04: Estimular a Criação de malha cicloviária e articulação com a infraestrutura cicloviária existente nos principais corredores de transporte;
TA-01.05: Formulação de políticas de estímulo à intermodalidade, ampliando a participação dos modais de transporte ativo (ex.: obrigatoriedade de bicicletários e/ou paraciclos em terminais intermodais, veículos de transporte coletivo adaptados para transporte de veículos não-motorizados etc.).
TA-02: Fomentar diretrizes gerais para Transporte Ativo (Bicicletas e Pedestres) na RMS
TA-02.01: Fomentar políticas de estímulo para adoção do Traffic Calming nos PDDUs municipais;
TA-02.02: Desenho urbano pautado na acessibilidade universal, principalmente nos equipamentos de integração intermodal.
EIXO: HABITAR E VIVER NA METRÓPOLE
HA-01: Políticas de estímulo e apoio à regularização fundiária e garantia de permanência e moradia digna para as comunidades tradicionais, nos seus territórios
HA-01.01: Desenvolvimento de Programa de Regularização Fundiária voltado para as comunidades quilombolas certificadas dos municípios da RMS, coordenado pela Entidade Metropolitana, tendo como base os instrumentos legais existentes, a exemplo da Convenção 169 da OIT, do Estatuto da Igualdade Racial e da Política Estadual para o Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, criada por meio do Decreto nº 15.634, de novembro de 2014;
HA-01.02: Identificação das comunidades quilombolas não certificadas, envolvendo: 1) levantamento e georreferenciamento dos seus territórios, e 2) gestões interinstitucionais junto à Fundação Palmares e INCRA com vistas à certificação e, posterior regularização fundiária;
HA-01.03: Concepção e desenvolvimento, em conjunto com Universidades da RMS e rede de parcerias, de Programa de Produção e Melhorias Habitacionais, compatíveis com as necessidades e elementos culturais das comunidades quilombolas;
HA-01.04: Desenvolvimento de Programa Metropolitano de Salvaguarda do patrimônio material e imaterial dos Terreiros de Candomblé, envolvendo: 1) Levantamento dos Terreiros de candomblé localizados na RMS e suas condições de regularidade fundiária, de conservação do território e das demandas locais; 2) Identificação daqueles que, além de casa religiosa, têm a função de moradia, caracterizando as condições de habitabilidade; 3) Desenvolvimento do Programa, junto à Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial; 4) Captação de recursos para implantação do Programa;
HA-01.05: Identificação e regulamentação de estoque metropolitano de terrenos para Habitação de Interesse Social, em áreas urbanas e rurais da região. Promoção de ATHIS aos municipios para apoio à regularização fundiária urbana dos assentamentos populares, envolvendo: 1) Identificação das ZEIs vazias/desocupadas, previstas nos PDMs; 2) Levantamento fundiário dos imóveis desocupados e vazios, urbanos e rurais, identificando o uso atual; 3) Cadastramento dos proprietários desses imóveis particulares, visando identificar o plano de uso do mesmo;
HA-01.06: Criação de política e elaboração de projetos/ações de fortalecimento econômico das comunidades tradicionais a partir da incorporação da sua produção agrícola/familiar em estratégias de economia regional (turismo, agricultura familiar, etc).
HA-02: Orientar, estimular e conduzir elaboração e implantação de Plano Metropolitano de Habitação de Interesse Social – PlaMHIS/RMS com base nas diretrizes do PlaneHab (2013) e PDUI, criando instrumentos de gestão e fundo metropolitano para produção e melhorias habitacionais
HA-02.01: Avaliação da situação dos municípios quanto à elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social e de Regularização Fundiária – PLHIS e, se necessário, incentivo e apoio técnico para atualização do diagnóstico das necessidades habitacionais, visando fundamentar a elaboração ou atualização dos PLHIS;
HA-02.02: Desenvolvimento do Projeto Assentamentos Precários da RMS, juntamente com os municípios, a partir da metodologia implementada pela SEDUR/CONDER/Prefeituras de Candeias e Simões Filho;
HA-02.03: Atualização dos Planos Diretores dos municípios da RMS articuladamente com os demais planos setoriais, entre eles o de Habitação de Interesse Social;
HA-02.04: Elaboração e execução de Programa de Capacitação para Gestores da Administração Pública municipal abordando os temas: política de habitação de interesse social, fundos para habitação de interesse social, caráter participativo da gestão habitacional e captação de recursos para HIS;
HA-02.05: Elaboração e execução de Programa de Assistência Técnica para órgãos municipais que tratam da questão habitacional de interesse social, visando o estabelecimento de uma Política Habitacional de abrangência metropolitana, considerando o tripé: 1) adesão dos municípios à Politica Metropolitana, 2) estabelecimento de Fundo Metropolitano de Habitação de Interesse Social e 3) reativação e/ou instituição dos Conselhos Municipais da Cidade e Conselho Metropolitano de Habitação de Interesse Social;
HA-02.06: Desenvolvimento de Programa de Assistência Técnica, conjuntamente com o CAU/BA e prefeituras municipais, para comunidades tradicionais, voltado para a construção, reforma/ampliação de moradias populares;
HA-02.07: Elaboração de Programa Metropolitano de urbanização das Zonas Especiais de Interesse Social – ZEIS, com o estabelecimento de diretrizes e elaboração de projetos para a implantação daquelas zonas;
HA-02.08: Estabelecimento de Programa de Georreferenciamento de Habitação de Interesse Social, envolvendo: 1) georreferenciamento das ZEIS, ocupadas e vazias (quando existentes); 2) terrenos públicos destinados à HIS; 3) produção habitacional; 4) projetos de melhorias habitacionais;
HA-02.09: Levantamento e cadastramento metropolitano da população em situação de rua, com vistas à elaboração de um protocolo de ações voltado para essa população. Gestões junto ao Governo do Estado e PMS, no sentido de definição de imóveis do Centro Antigo de Salvador para a população em situação de rua;
HA-02.10: Fornecer apoio técnico para concepção e atualização do cadastro metropolitano por habitação de interesse social, atualmente de responsabilidade da SEDUR/Superintendência de Habitação, unificando as informações de demandas habitacionais.
HA-03: Desenvolver instrumentos de zoneamento e gestão territorial de FPICs de uso do solo industrial, logística e transportes de produtos perigosos, com estabelecimento de medidas de segurança para a população residente.
HA-03.01: Realizar o levantamento e o georreferenciamento das FPICs de Habitação na RMS, com a identificação das áreas sujeitas ao risco industrial do CIA e Polo Petroquímico de Camaçari, com vistas ao estabelecimento de mecanismos de segurança da população residente, e ações mitigadoras;
HA-03.02: A partir de planejamento específico das Macroáreas Estratégicas dos parques industriais, mapear populações sujeitas aos riscos inerentes ao transporte e armazenamento de produtos perigosos e orientar o desenvolvimento de planos de contingencia;
HA-03.03: Desenvolvimento de projetos voltados para o arrefecimento e mitigação de riscos na RMS, com especial atenção aos municípios de Candeias, Simões Filho e Camaçari e respectivos distritos;
HA-03.04: Promoção de oferta de moradias populares (subsidiadas), acessíveis às populações que não têm acesso ao mercado imobiliário, por meio do adensamento das ocupações existentes, utilizando a verticalização quando indicado, visando a permanência das famílias nas áreas originárias. Ou seja, associando o programa de melhorias (inadequação) ao programa de oferta (déficit);
HA-03.05: Recuperação e definição de uso das áreas que forem desocupadas;
HA-03.06: Estabelecimento de política e instrumentos normativos em áreas de expansão industrial, com alternativas de relocação habitacional para população em área de alto risco de acidentes industriais.
HA-04: Condução, a partir de cooperação e gestão interfederativa, de soluções integradas e acordadas para custeio e oferta de serviços entre municípios integrantes da RMS
HA-05: Orientar, estimular e conduzir elaboração e implementação de instrumentos e projetos relevantes à produção e gestão da habitação de interesse social nas áreas de riscos
HA-05.01: Realizar levantamento e cadastramento da população que vive em áreas de risco e incluí-las no cadastro de seleção de habitação de interesse social. Classificação dos tipos de risco existentes;
HA-05.02: Estabelecer Programa de Habitação para população de baixa renda, que vive nas áreas de risco, como estratégia de enfrentamento ao avanço de ocupações nestas condições;
HA-05.03: Promoção de oferta de moradias populares (subsidiadas), acessíveis às populações que não têm acesso ao mercado imobiliário formal, por meio do adensamento das ocupações existentes, utilizando a verticalização quando indicado, visando a sua permanência nas áreas originárias. Ou seja, associando o programa de melhorias habitacionais (inadequação) ao programa de oferta habitacional (déficit);
HA-05.04: Recuperação e definição de uso das áreas desocupadas em razão de remanejamento de população.
HA-06: Orientar, estimular e conduzir projeto do Vetor Ipitanga, discutindo a sua implementação e atualizando suas diretrizes a partir do PDUI
HA-06.01: Implantação dos projetos executivos de HIS, que constam no Projeto Vetor Ipitanga, incluindo qualificação de assentamentos populares, relocação das moradias em situação de risco e oferta de novas habitações, envolvendo: 1) Apresentação e pactuação, pela SEDUR, SHIS e Entidade Metropolitana, com os município de Salvador, onde se localizam as moradias; 2) Elaboração de um plano de ação visando atualizar os projetos, de forma participativa junto às comunidades; 3) Captação de recursos junto aos poderes públicos e/ou órgãos externos, para a implantação dos projetos;
HA-06.02: Elaboração do projeto executivo e implantação da Vila Olimpica Metropolitana, envolvendo: 1) Apresentação e pactuação com os municípios e Conselho Gestor da APA Joanes Ipitanga; 2) Detalhamento do projeto executivo, com orçamento, constando das intervenções físicas e projeto de gestão, ouvindo as comunidades circunvizinhas; e 3) Captação de recursos para a implantação;
HA-06.03: Promoção do projeto executivo e implantação do Parque Metropolitano Vertor Ipitanga; 1) Apresentação e pactuação com os municípios e Conselho Gestor da APA Joanes Ipitanga; 2) Detalhamento do projeto executivo, com orçamento, constando das intervenções físicas e projeto de gestão, ouvindo e envolvendo as comunidades circunvizinhas; 3) Captação de recursos para a implantação.
INSTRUMENTOS DE MODELAGEM TERRITORIAL
ÁREAS DE PROTEÇÃO DE MANANCIAIS
Área de Proteção dos Mananciais do Rio Joanes – APM-JOA
Área de Proteção dos Mananciais do Rio Ipitanga – APM-IPI
Área de Proteção dos Mananciais do Rio Pojuca – APM-POJ
Área de Proteção dos Mananciais do Rio Jacuípe – APM-JAC
Área de Proteção dos Mananciais do Rio Cobre – APM-COB
MACROÁREAS ESTRATÉGICAS
Macroárea Estratégica de Abastecimento Hídrico Pojuca – MCE-POJ: Território que demarca o conjunto de vertentes à jusante do ponto de captação do Rio Pojuca, na APM-POJ;
Macroárea Estratégica de Abastecimento Hídrico Jacuípe – MCE-JAC: Território que demarca o conjunto de vertentes à jusante do ponto de captação do Rio Jacuípe, na APM-JAC;
Macroárea Estratégica de Abastecimento Hídrico Joanes – MCE-JOA: Território que demarca o conjunto de vertentes à jusante do ponto de captação do Rio Joanes, na APM-JOA;
Macroárea Estratégica de Abastecimento Hídrico Ipitanga – MCE-IPI: Território que demarca o conjunto de vertentes à jusante do ponto de captação do Rio Ipitanga, na APM-IPI.
Macroárea Estratégica Polo Industrial de Camaçari – MCE-PIC: Definida pela poligonal do PIC que abrange partes do território de Dias D’ávila e Camaçari;
Macroárea Estratégica do Centro Industrial de Aratu – MCE-CIA: Definida pela poligonal do CIA que abrange partes do território de Simões Filho e Candeias;
Macroárea Estratégica de Desenvolvimento Industrial Mataripe – MCE-PIM: Definida pela poligonal do Parque Industrial de São Francisco do Conde, incluindo a RLAM e os territórios de operação de transporte e armazenamento de petroquímicos em Madre de Deus;
Macroárea Estratégica Ilha de Itaparica – MCE-ITP: Definida pelo território total da Ilha de Itaparica, que compreende os municípios de Vera Cruz e Itaparica, a partir da necessidade de revisão e implementação do Plano Urbano Integrado (PUI), desenvolvido no âmbito da avaliação dos impactos da implantação da ponte Salvador-Itaparica e da articulação da capital com o Recôncavo Sul.
TERITÓRIOS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL
Território de Proteção Ambiental do Joanes e Ipitanga – TPA-JOA
Território de Proteção Ambiental do Rio Capivara – TPA-CAP
Território de Proteção Ambiental da Represa de Santa Helena – TPA-STH
Território de Proteção Ambiental da Baía de Todos os Santos – TPA-BTS
Território de Proteção Ambiental do Litoral Norte – TPA-LNO
Território de Proteção Ambiental das Lagoas de Guarajuba– TPA-GUA
Território de Proteção Ambiental das Dunas do Abaeté– TPA-ABA
Território de Proteção Ambiental de Pituaçu – TPA-PIT
Território de Proteção Ambiental da Bacia do Cobre– TPA-ABC
MACROZONEAMENTO
Macrozonas de Consolidação Urbana – MCU: Define as principais áreas de consolidação urbana da RMS, a partir de tendências, tecidos consolidados e estratégias de requalificação de infraestrutura e da habitação – devem orientar os planos municipais como limites das suas abrangências de perímetros urbanos, visando a compactação, dinamização e eficiência tecido urbano da região metropolitana;
Macrozonas de Expansão Urbana Controlada – MEC: Similar às MCUs, mas mais rígida e limitada em suas definições as MECs têm como principal objetivo definir os limites máximos das delimitações de perímetros urbanos das cidades que se desenvolvem dentro das Macroáreas Estratégicas de Abastecimento Hídrico, preestabelecendo as áreas de consolidação urbana permitidas nas APMs, quando à montante dos pontos de reserva e distribuição de água na RMS. Além disso, a macrozona estabelece estratégias de requalificação de infraestrutura e da habitação, conformando territórios prioritários de ampliação da cobertura do SES e da coleta adequada de resíduos sólidos;
Macrozonas de Atividades Econômicas de Desempenho Regional – MAE: Tratam-se de macrozonas que visam concentrar, requalificar a infraestrutura e ordenar atividades de indústrias de transformação e informacional (tecnologia e inovação), além dos serviços correlatos e voltados à logística. Os traçados dessas macrozonas redefinem as poligonais do PIC e do CIA e ampliam o alcance da Zona Industrial de São Francisco do Conde, integrando-a aos setores de armazenamento e transporte de produtos petroquímicos em Madre de Deus. Também nessas macrozonas, concentram-se as ações e projetos estratégicos destinados à redução dos conflitos entre ocupações humanas e usos industriais ou fluxos de cargas perigosas e o controle mais rígido sobre a expansão desses setores habitacionais;
Macrozonas Turística Ambiental Baía de Todos os Santos – MTA-BTS: Macrozonas em territórios das bacias hidrográficas da BTS, voltadas ao desenvolvimento de baixa densidade, com criação de zonas rururbanas, ecológicas, direcionadas à promoção de empreendimentos predominantemente residenciais ou ao turismo integrado à conservação ambiental, com especial atenção ao turismo náutico e cultural;
Macrozonas Turística Ambiental Atlântica – MTA-ATL: Macrozona em território de captação hídrica da face atlântica, relacionada à região turística do Litoral Norte, voltada ao desenvolvimento de baixa densidade, com criação de zonas rururbanas, ecológicas, promovendo empreendimentos predominantemente residenciais ou o turismo integrado à conservação ambiental, com principal enfoque em praia e sol;
Macrozonas de Transição Rururbana – MTR: Macrozonas rurais em áreas de transição urbana, podendo ser convertidas em áreas urbanas e fracionadas em loteamentos de baixa densidade e baixo impacto ambiental, desde que adequadas aos parâmetros ambientais definidos por demais instrumentos de gestão territorial.
Macrozonas Predominantemente Rurais – MRU: Macrozonas estrategicamente destinadas à produção agrícola. A elas serão destinados os projetos e estratégias de fortalecimento do setor agrícola, com maior destaque aos programas voltados à agricultura familiar e aumento de articulação no setor.
ZONAS DE INTERESSE REGIONAL (ZIR)
Zonas de Apoio e Serviços Logísticos e Industriais – ZIR-ASL: Zonas estratégicas relacionadas aos principais eixos de transporte relacionados aos parques industriais e principais centros consumidores da RMS, voltadas ao desenvolvimento de equipamentos de apoio logístico, centros de distribuição, serviços rodoferroviários, entre outros, estabelecendo uma área que suporte as estratégias de reforço de redes de articulações institucionais e empresariais que possibilitem que a movimentação de mercadorias proporcione um maior efeito positivo no desenvolvimento local. Serão estratégicas também para o estímulo à implantação de Espaços Alfandegados para Indústrias de Bens Finais;
Zonas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – ZIR-PDI: zonas estratégicas para desenvolvimento de empresas e instituições de pesquisa que possam gerar maior interação dos parques industriais com ambientes urbanos vizinhos, incorporando equipamentos como centros de pesquisa e capacitação profissional, instalações de polícia capacitada, estruturas administrativas, hotelaria, equipamentos socioculturais relacionados a educação científica, entre outros;
Zonas de Amortecimento Urbano Industrial – ZIR-AUI: zonas de atribuição ecológica ou rural, estrategicamente localizadas em interstícios de espaços de operações industriais de impacto relevante e assentamentos humanos consolidados, incluindo a redefinição do Anel Florestal do Polo Industrial de Camaçari, estabelecido pelo Partido Urbanístico;
Zonas de Centralidades Metropolitanas – ZIR-CME: zonas definidas para o direcionamento de ações estratégicas de reforço de centralidades urbanas, baseada em diretrizes e instrumentos de política urbana, na mobilidade, no investimento em equipamentos sociais e estímulos à atração de comércios e empresas de serviços;
Zonas de Conciliação Interfederativa – ZIR-CIN: zonas definidas com o objetivo de delimitar territórios aos quais deverão se dirigir os esforços de conciliação administrativa, podendo ser objetos de reconfiguração de limites municipais ou acordos interfederativos de gestão;
Zonas de Uso Industrial de Alto Impacto – ZIR-INA: zonas relacionadas à operação predominante de indústrias sidero-metalúrgico ou de primeira e segunda geração da cadeia petroquímica, que registram impactos atmosféricos relevantes, incluindo áreas de possibilidade de expansão baseadas no posicionamento em relação aos ventos predominantes e na infraestrutura instalada;
Zonas de Uso Industrial de Baixo e Médio Impactos – ZIR-INB: zonas relacionadas à operação predominante de indústrias de menor impacto ambiental, estabelecendo relações menos conflituosas com ocupações de entorno, preferencialmente indústrias de maior valor agregado, produtoras de bens de consumo e bens intangíveis;
Zonas de Especial Interesse Social em Perímetros Industriais – ZIR-ZEIS: aglomerações urbanas desenvolvidas nos perímetros dos parques industriais da RMS sobre as quais deverão ser direcionados esforços de controle de expansão, não devendo os seus limites ultrapassarem os definidos por estas zonas. Caberá aos instrumentos municipais a atribuição de parâmetros de uso e ocupação do solo e aplicação de instrumentos de política urbana, dando especial atenção à necessidade de reordenação urbana e desenvolvimento de planos urbanísticos específicos que possam diminuir os conflitos com os fluxos e operações industriais;
Zonas de Uso Portuário – ZIR-POR: Zonas para desenvolvimento de áreas portuárias e infraestrutura de transporte e logística;
Zonas de Corredor Ecológico – ZIR-COR: Zonas que demarcam territórios específicos de conectividade ecológica entre Territórios de Proteção Ambiental com Abrangências Regionais. Nestas zonas, os planos diretores municipais e empreendimentos projetados deverão manter cordões de preservação contínuos no sentido estabelecido pelo Partido Urbanístico.