As audiências acontecem entre os dias 17 e 20 de julho de 2023 em Salvador, Vera Cruz, Candeias e Mata de São João
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realiza, entre os dias 17 e 20 de julho de 2023, as Audiências de Apresentação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Salvador (PDUI-RMS) a toda a sociedade.
Esta é uma etapa em que os responsáveis técnicos por sua elaboração fazem uma exposição dos resultados alcançados. É o momento em que a sociedade se apropria dos conhecimentos e dos documentos produzidos, tonando possível avançar para o processo de institucionalização e implementação do PDUI.
Para garantir maior oportunidade de participação, as Audiências acontecerão de forma regionalizada. Serão quatro momentos, voltados aos municípios da RMS, considerando o agrupamento a seguir:
SALVADOR / LAURO DE FREITAS / SIMÕES FILHO
17 de julho de 2023 das 14h às 18h
LOCAL
Salvador - Secretaria de Educação do Estado da Bahia - Auditório
5ª Avenida, nº 550, Centro Administrativo da Bahia (CAB)
ITAPARICA / VERA CRUZ
18 de julho de 2023 das 14h às 18h
LOCAL
Vera Cruz - Complexo Cultural Aristoteles Gomes
Rua Nossa Senhora da Conceição, s/n° - Ilhota
CANDEIAS / MADRE DE DEUS / SÃO FRANCISCO DO CONDE / SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ
19 de julho de 2023 das 14h às 18h
LOCAL
Candeias - Câmara Municipal de Candeias
Via Massuim, s/n°, Distrito Industrial – Av. dos Três Poderes. Bairro - Ouro Negro
CAMAÇARI / DIAS D’ÁVILA / MATA DE SÃO JOÃO / POJUCA
20 de julho de 2023 das 14h às 18h
LOCAL
Mata de São João - Casa da Cultura
Praça Amado Bahia, 14
Todos poderão interagir por meio de perguntas endereçadas aos técnicos responsáveis. O consórcio de empresas que elaborou o PDUI-RMS é liderado pela Urbe Planejamento e composto pela TTC – Soluções em Mobilidade, Planos-Engenharia e Saneando Engenharia, com equipe de consultores nas áreas temáticas Habitação, Mobilidade, Saneamento, Meio Ambiente, Turismo, Indústria, Desenvolvimento Territorial, além de assessoria jurídica, de mobilização social e comunicação.
O Plano reúne o conjunto de ações que compõem a política pública da região metropolitana de Salvador; um novo marco legal e o modelo de governança em direção ao desenvolvimento sustentável da região. Cada município tem o seu projeto de cidade. Com o PDUI-RMS as diretrizes de integração entre os municípios ficam estabelecidas, conforme critérios do Estatuto da Metrópole (Lei Federal Nº 13089/2015).
O PDUI é resultado de um longo processo de construção que contou com a participação social nas diversas etapas da sua elaboração, assegurada por meio de oficinas, entrevistas e o canal online ‘Espaço do Cidadão’. Todos os documentos que apontam diretrizes estratégicas estão disponíveis para consulta na página https://pduirms.com.br/documentos-do-pdui/.
Os responsáveis técnicos pela elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Salvador (PDUI-RMS) vão expor os cenários, diretrizes estratégicas e espaciais, como macrozoneamento, zoneamento e intervenções em FPICs. A proposta do funcionamento do sistema de gestão e controle do plano regional também será contemplada.
Poderiam passar o link de todas as reuniões de 17 a 20 de julho?
Vai ser antecipado um texto síntese do PDUI?
Olá, Sr. Armando. Em primeiro lugar, agradecemos a sua participação e interesse.
As audiências estão previstas para se realizarem de forma presencial, mas estamos tentando resolver a infraestrutura para transmissão ao vivo. Divulgaremos uma posição.
Sobre a síntese, o caderno do PDUI está disponível nesta página: https://pduirms.com.br/documentos-do-pdui/, com uma planilha síntese de todas as propostas do plano.